O nome sujo é uma expressão popular utilizada para se referir à inclusão de uma pessoa ou empresa em um registro negativo de crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou o SERASA (Serviço de Proteção ao Crédito S.A). Quando uma pessoa ou empresa tem o nome incluído nestes registros, isso significa que ela tem uma dívida pendente ou histórico de inadimplência, o que pode afetar sua capacidade de obter crédito ou realizar outras transações financeiras.
Quando o nome de alguém é incluído no SPC ou SERASA pode prejudicar a reputação da pessoa ou empresa, uma vez que as instituições financeiras consultam esses registros antes de conceder crédito ou autorizar outras transações financeiras. É importante ressaltar que a inclusão indevida em um registro negativo de crédito é uma prática proibida pelo direito do consumidor. É importante você saber que conforme preceito do art. 43, § 2º do Código de Defesa do Consumidor, deve haver a comunicação à pessoa de que a negativação irá ocorrer.
O nome sujo no SPC ou SERASA pode acontecer quando uma pessoa ou empresa tem dívidas pendentes ou histórico de inadimplência. Algumas das situações que podem levar à inclusão no registro negativo de crédito incluem:
A inclusão no registro negativo de crédito pode ser evitada mediante os pagamentos em dia e o diálogo com credores, caso haja atrasos. Além disso, é importante sempre verificar o histórico de crédito para garantir que não haja informações incorretas incluídas nos registros.
A inscrição indevida no SPC ou SERASA pode ocorrer devido a diversos motivos, como:
É importante verificar periodicamente seu histórico de crédito para garantir que não haja informações incorretas incluídas nos registros. Caso haja inscrição indevida, é possível solicitar a correção das informações junto ao SPC ou SERASA, por meio de um processo administrativo ou judicial. Além disso, é possível solicitar indenização por danos morais e materiais causados pela inscrição indevida.
Se você tem receios de que seu nome tenha sido inscrito em um sistema de proteção ao crédito (SPC e SERASA) ou deseja confirmar uma negativação indevida, há algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver o problema:
Essas etapas são um processo geral e podem variar. É importante buscar informações e aconselhamento de fontes confiáveis para garantir que você esteja seguindo os passos corretos para resolver seu problema. Se seu nome foi sujo indevidamente, não hesite em procurar soluções judiciais, pelos danos morais e materiais. Isso está previsto nos artigos 186 e 927 do Código Civil.
Você pode ter direito a uma indenização se o seu nome foi incluído indevidamente no SPC ou SERASA, assim como em casos de demora na exclusão do seu nome após o pagamento da dívida.
É importante destacar que o valor da indenização varia conforme o caso específico e pode ser determinada apenas por uma decisão judicial. Lembre-se de que a apresentação de evidências adicionais como, por exemplo, negativa de crédito na praça, fortalece sua reivindicação e aumenta a possibilidade de obter uma indenização mais elevada.
O STJ firmou entendimento de que a condenação em até 50 salários mínimos é razoável nos casos de negativação indevida (STJ, AgRg no REsp 971.113, Rel. Min. João Otávio de Noronha, 4ª T., DJ 08/03/10)
Em recente decisão, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu R$15.000,00 (quinze mil reais) a um consumidor que teve o seu nome negatividade indevidamente em virtude de uma dívida inexistente:
Apelação Cível. Ação Ordinária Com Pedido Liminar. Inclusão Indevida no SPC Inexigibilidade Do Débito Declarado Judicialmente. Inscrição Indevida. Reparação Do Dano. Necessidade. Vedação Ao Enriquecimento Sem Causa Do Indenizado. Razoabilidade E Proporcionalidade. Majoração Da Indenização Dos Danos Morais Pela Inscrição Indevida Para R$15.000,00 (Quinze Mil reais). (Tj-Mg - Ac: 10511160012676001 Mg, Relator: Luiz Artur Hilário, Data De Julgamento: 08/04/0018, Data De Publicação: 24/04/2022)
Se você acredita ter direito a uma indenização, é importante buscar o aconselhamento de um advogado especializado em Direito do Consumidor para avaliar sua situação e te orientar sobre os passos de uma ação judicial.
A documentação necessária para abrir um processo por inclusão indevida de nome no SPC ou SERASA varia conforme o caso específico, mas alguns documentos comuns incluem:
Esses são apenas exemplos de documentos que podem ser necessários em um processo. É importante lembrar que a documentação exigida pode variar conforme cada caso. É sempre recomendável buscar aconselhamento de um advogado especializado em Direito do Consumidor para determinar a documentação necessária para o seu caso específico.
Nós da Reis Pinto Advogados somos especialistas nos mais diversos processos que tem como tema Direito do Consumidor, tendo mais de 6000 processos cadastrados no JusBrasil. Caso necessite, você pode enviar seu caso direto pelo nosso site para analisarmos. Após a análise é possível conversar com um advogado especialista para esclarecer as dúvidas sobre seu caso e possível processo judicial.
Em breve retornaremos o contato. *Campos obrigarórios
CNPJ: 26145376/0001-88
OAB: 63492016