Ter o nome sujo na praça é um problema! Estar inscrito na lista dos maus pagadores do SPC/SERASA implica na dificuldade de utilizar muitos serviços públicos ou de obtenção de crédito. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de equilibrar as finanças.
Ao alcançar este equilíbrio, o nome fica limpo e você tem o controle em suas mãos novamente. Mas e quando você fica negativado sem culpa? Ou pior: quando você quita suas dívidas, mas ainda consta seu nome no SPC/SERASA?
Para entender todas estas questões, muito mais comuns do que você pensa, sobre nome no SPC/SERASA é que o escritório Reis Pinto Advogados reuniu sua banca especializada para a produção deste conteúdo. Se você está em um dos casos apontados aqui, fique atento ao que o escritório Reis Pinto Advogados tem a dizer sobre o nome no SPS/SERASA.
O que é
O SPC?
Uma das principais dificuldades dos brasileiros é conseguir construir e manter uma vida financeira balanceada. Grande parte da população sofre com esta missão e, muitas vezes, tem seu nome no SPC.
O Serviço de Proteção ao Crédito é um sistema em que são computadas todas as operações de crédito nas redes de lojas credenciadas à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Ele aponta quais são os bons e os maus pagadores.
Meu nome está no SPC, o que acontece comigo?
Ter o nome no SPC é encontrar barreiras para algumas situações, sendo as mais comuns:
- Dificuldade em conseguir crediário;
- Negativa de obtenção de cartão de crédito;
- Suspensão do cheque especial e da entrega do talão de cheques;
O que é o
SERASA?
Outro sistema muito ouvido, quando o assunto é a análise para aprovação de crédito, é o SERASA. O SERASA é formado por um banco de dados em que estão presentes os CPF’s das pessoas que possuem alguma restrição devido a dívidas.
É também outro cuidado que todos devemos tomar para que o nome no SERASA não atrapalhe seu planejamento e, caso aconteça e você não consiga se desvencilhar e acredita que está registrado indevidamente, procure a ajuda especializada em Direito do Consumidor do escritório Reis Pinto Advogados.