Negativação Indevida por Documentos

Uma situação bastante comum é a negativação indevida por documentos clonados.

Os documentos do consumidor são clonados sem que ele saiba e, de repente, ele se depara com seu nome negativado de forma indevida no SPC/Serasa.

E aí fica a pergunta: o que tem que fazer para pedir uma indenização?

Este conteúdo foi preparado para solucionar todas essas dúvidas.

Assim, nos acompanhe até o final para que fique por dentro dos seus direitos.

O que fazer para pedir indenização no caso de negativação indevida por documentos clonados?
Conclusão

O que fazer para pedir indenização no caso de negativação indevida por documentos clonados?

Caso alguém tenha passado por essa situação ou venha a passar no futuro, é necessário pedir à justiça, através de uma ação, que a situação seja declarada ilegal.

Além disso, a pessoa vai pedir uma liminar determinando que órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, excluam o seu nome do cadastro.

Por fim, a ação incluirá o pedido de indenização por danos morais e materiais nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Cabe destacar que o consumidor deve ser avisado sobre a inclusão do seu nome no Serasa ou SPC.

Esse aviso deve ser feito por escrito e com antecedência de 10 dias, conforme prevê o artigo 43 da lei do consumidor.

As situações mais comuns que se verificam quanto a este tema se referem a falsificação de documentos, contas indevidamente cobradas, cartões de créditos emitidos sem solicitação, pagamentos realizados e não recebidos pela empresa, inclusão de nomes no cadastro de inadimplentes, entre outras.

É recomendável que antes de ajuizar ação, o consumidor entre em contato com a empresa solicitando a exclusão do seu nome dos órgãos de restrição ao crédito.

Ao fazer isso, é fundamental que todos os protocolos das ligações sejam anotados.

Além disso, os contatos poderão ser realizados por meio de redes sociais e e-mail, a fim de que se comprove as tentativas de solucionar o problema de forma amigável.

Também é muito importante, no caso de falsificação ou clonagem de documentos, que o consumidor se dirija até a Delegacia de Polícia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência.

Caso a negativação e as restrições não sejam eliminadas por meio dessas medidas, será plenamente cabível uma ação judicial pedindo a indenização por danos morais.

O valor do dano costuma variar entre R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00.

No caso de ações ajuizadas contra empresas de grande porte, que contam com suporte dos escritórios de advogados de renome, é recomendável que se busque um advogado que seja especialista nesse tipo de ação.

Isso porque, um advogado especializado vai conseguir analisar a situação com mais detalhes, identificando pontos importantes para serem utilizados na ação que será proposta.

Além disso, o profissional especialista nesse tipo de procedimento vai conseguir mensurar, com mais precisão, o valor do dano moral cabível no caso.

Ele vai conseguir, ainda, identificar o melhor caminho judicial para que a ação seja julgada de forma mais técnica e detalhada.

Conclusão

Por fim, e não menos importante, o advogado especializado vai reunir as principais provas do caso a fim de demonstrar, de forma contundente para o juiz, os transtornos causados ao consumidor.

Portanto, agora você já sabe o que tem que fazer para pedir uma indenização no caso de negativação indevida por clonagem de documentos.

Além disso, você já sabe os cuidados que precisa tomar para que não precise passar por essa situação.

Afinal, o transtorno gerado é muito desgastante para o consumidor, fazendo com que se sinta abalado psicologicamente.

Ficou com alguma dúvida sobre negativação indevida por documentos colados? Converse com um de nossos especialistas no assunto.

A Reis Pinto Advogados possui uma equipe de advogados que presta serviços especializados em ações contra negativação indevida e com vasta experiência em causas envolvendo direitos do consumidor. A verificação gratuita do seu caso poderá ser feita clicando aqui diretamente pelo WhatsApp. O envio dos documentos é totalmente digital e atuamos em todo o Brasil.

Avaliar meu caso on-line

Fale conosco