Advogado de consumidor em Niterói ou Procon?
Antes de mais nada, é importante destacar a diferença dos procedimentos.
Isso porque cada via vai ajudar o consumidor de uma forma diferente.
O Procon é um órgão conciliador e mediador entre a empresa e o consumidor.
Quando você leva um problema a este órgão, ele vai notificar a empresa a fim de seja solucionado de forma mais rápida e menos burocrática.
Já o advogado do consumidor vai solucionar o problema de uma forma diferente.
Ele não vai ter este papel de mediar a solução do conflito entre a empresa e o consumidor.
O advogado vai ajuizar uma ação e levar o problema para ser solucionado pela justiça.
Nessa ação, o advogado vai pedir que o dano ao consumidor seja reparado pela empresa e que o juiz estipule muitas e outras penalidades caso o estabelecimento não faça a reparação.
Dessa forma, o advogado acaba solucionando o problema quando ele não consegue ser resolvido de forma amigável e rápida.
Outro fator que é preciso destacar é o dano moral sofrido pelo consumidor.
Isso porque, nos diversos problemas consumistas, não é somente o bolso do consumidor que é abalado.
Muitas vezes o consumidor acaba sofrendo diversos transtornos e aborrecimentos por conta da demora na solução do problema.
Isso faz com que a sua moral também seja abalada.
E, diante do abalo moral, é preciso repará-lo.
Quando isso ocorre, a via mais adequada para buscar essa solução é através de um advogado.
É esse profissional que vai conseguir identificar se a situação justifica uma indenização por dano moral.
O Procon, por sua vez, não tem o papel de se aprofundar nessas questões sobre abalo moral.
Este órgão vai ser responsável por realizar os reparos materiais, seja a substituição do produto, devolução da quantia, entre outras medidas.