Como contratar um advogado: tudo o que você precisa saber

Veja tudo o que você precisa saber antes de encontrar o profissional certo. 

Como contratar um advogado: tudo o que você precisa saber

Seu nome foi negativado por uma dívida que não é sua? Seu plano de saúde se recusa a fazer o reembolso de uma cirurgia? Você fez uma compra online e o produto não chegou? Sua empresa te demitiu, mas não pagou as verbas rescisórias? Todas essas situações tiram o sossego das pessoas e podem trazer muita dor de cabeça para quem está diante delas. Quando nos deparamos com problemas assim, buscar seus direitos é essencial e contratar um advogado pode ser o melhor caminho.

O advogado tem um papel fundamental na hora de orientar o cliente para que ele tome a melhor decisão com relação ao seu caso. Encontrar o profissional certo, além de aumentar as chances de ganho na causa, minimiza todo o estresse que envolve problemas jurídicos. Afinal, o advogado já te apresenta todas as possibilidades para solucionar a questão da melhor forma possível.

Antes de contratar um advogado é preciso analisar algumas questões para fazer a melhor escolha. Para te ajudar nessa decisão, preparamos um post completo. Confira!

1. O que você precisa saber antes de contratar um advogado

Existem diversas questões que um cliente precisa analisar para saber como escolher um advogado. Optar por um profissional qualificado e especializado aumenta as possibilidades de sucesso em uma causa. Por isso, essa escolha deve ser feita considerando alguns critérios.

Saiba identificar o tipo de advogado que você precisa

O Direito possui diversos ramos e isso possibilita ao advogado atuar em áreas específicas. Depois de sair da faculdade e tirar a carteira da OAB, a maior parte dos profissionais busca se especializar em uma área de conhecimento.

Antes de contratar um advogado, o cliente precisa saber as áreas de atuação do escritório e se o profissional está capacitado para atender sua causa. Em outras palavras, se a sua questão jurídica está relacionada com impostos e taxas, por exemplo, busque um advogado tributário. Se tiver problemas com o empregador, por exemplo, procure um advogado trabalhista.

O ideal é sempre procurar um advogado especializado. Afinal, esse profissional possui mais conhecimentos sobre a área em que atua e, por isso, está mais capacitado a criar defesas estratégicas e apresentar soluções mais efetivas para o seu problema.

Tenha referências antes de contratar um advogado

Antes de fechar um contrato com qualquer profissional ou empresa, sempre buscamos indicações e referências. Na hora de contratar um advogado, a lógica é a mesma.

Bons profissionais já colocam no próprio site depoimentos de clientes, além de ser  bem avaliado pelo Google Meu Negócio, com centenas de avaliações   de clientes reais auditadas pelo Google. Veja todas as avaliações.

Assim é interessante checar o conteúdo dessas declarações e ver em que medida o advogado tem uma postura proativa e busca oferecer soluções efetivas. Checar as redes sociais também é uma forma de verificar como o escritório ou o profissional se relaciona com seus clientes e como se posiciona enquanto empresa.

Por fim, outro aspecto interessante de se analisar é se o escritório possui capacidade de resolver problemas como o seu. Veja em que medida o escritório tem experiência em atender casos semelhantes ao seu e se o advogado já atuou em processos envolvendo as mesmas questões. Para isso, uma boa dica, é consultar o nome do advogado na plataforma Jusbrasil e verificar o número de ações ativas vinculadas a sua OAB.

Verifique como o serviço será prestado antes de contratar um advogado

Antes de contratar um advogado é muito importante ter clareza sobre o que será feito no seu caso e como os serviços são cobrados. Desconfie quando o advogado não é claro com relação ao sistema de cobrança, bem como, quando os valores são muito inferiores àqueles cobrados no mercado.

Alguns profissionais cobram por hora, outros por caso. É muito importante saber o que será cobrado, qual é o sistema de cobrança e tudo o que está incluso no preço em termos de suporte ao cliente. 

2. É seguro contratar um advogado online?

O mundo mudou e a tecnologia está mais presente no nosso cotidiano. Na advocacia isso não é diferente. A internet se transformou em uma ferramenta para facilitar tanto o dia a dia do advogado, quanto do cliente. Usando as ferramentas certas, o advogado é capaz de oferecer soluções mais efetivas para os seus clientes, com maior rapidez.

Contratar um advogado online possui uma série de vantagens. Primeiramente, todos os dados do cliente são registrados e armazenados. Isso confere maior segurança com relação às informações do caso. 

Além disso, tanto o atendimento quanto o acompanhamento digital de casos e processos ocorre de forma rápida e simplificada, já que o advogado online conta com procedimentos específicos que são explicados ao cliente desde o primeiro momento.

Ao contratar esse tipo de profissional, o cliente já sabe pela análise preliminar do seu caso, quais serão os próximos passos e o que será feito no seu caso. Ter esse tipo de informação confere mais clareza e segurança ao cliente, que sabe exatamente como o profissional contratado está atuando.

3. Por que contratar o Reis Pinto Advogados?

O Reis Pinto Advogados é um escritório cuja atuação tem como foco principal solucionar o problema do cliente com a máxima eficiência. Para nós, a advocacia se modernizou e nosso atendimento é feito totalmente online, garantindo que você acompanhe passo a passo sua situação. 

Depois de ter o caso analisado pelo nosso time de advogados e enviar todos os documentos necessários para a solução, nós iniciamos a ação judicial e o cliente acompanha todos os passos do seu processo 100% online, através do Whatsapp ou de nossa plataforma de consulta online de fácil compreensão. 

Entendemos que os clientes querem soluções simples e efetivas para problemas jurídicos. Por isso, usamos a tecnologia como aliada para promover soluções eficazes e criar relações de confiança com os nossos clientes.

Hoje, além do atendimento online, outro diferencial do escritório é o uso da inteligência artificial. Com ferramentas específicas, conseguimos analisar uma série de dados a respeito de casos parecidos e assim elaborar estratégias mais eficientes e rápidas para nossos clientes

Através de uma plataforma online, nossos clientes sabem tudo o que acontece em seu caso,  sem juridiquês e sem precisar sair de casa ou esquentar a cabeça com papelada

Sem dúvida, quando estamos diante de um problema jurídico, nada melhor do que encontrar um advogado que seja capaz de solucionar o caso com a máxima eficiência e transparência. Com a modernização da advocacia, isso já é possível e antes de contratar um advogado vale a pena considerar esse aspecto na sua decisão.

Você tem um problema jurídico e não sabe se é o momento de contratar um advogado? Entre em contato e saiba mais!

Leonardo Reis Pinto Advogado e CEO Reis Pinto

Leia mais

Golpes com empréstimos
Direito do Consumidor

Como evitar golpes dos falsos empréstimos

Os golpes dos falsos empréstimos têm sido bastante frequentes nos últimos tempos. Muitos consumidores recorrem aos empréstimos para tentar solucionar os problemas financeiros, porém, acabam

Fale conosco

Estamos aqui para te ajudar.

Preencha o formulário e nosso time irá entrar em contato com você rapidamente.

Não se preocupe. Não utilizaremos seus dados para nenhuma finalidade a não ser para te ajudar a resolver seu problema.

Agradecemos por entrar em contato conosco! Nossa equipe irá te auxiliar imediatamente.