O que é melhor: procurar um advogado de consumidor em Niterói ou o Procon?

Descubra neste artigo qual a via mais adequada quando o consumidor tiver algum direito seu for violado: Procon ou advogado do consumidor em Niterói.

O que é melhor: procurar um advogado de consumidor em Niterói ou o Procon?

Essa é uma pergunta muito frequente entre os consumidores.

Afinal, existe dúvida de qual dos dois caminhos é o melhor a ser adotado para reparar os danos aos direitos dos consumidores brasileiros.

Preparamos este conteúdo para mostrar quando o consumidor deve buscar o auxílio do advogado e quando deve buscar a via administrativa, através do Procon.

E vale destacar, de início, que uma via não prejudica a outra.

Pelo contrário, muitas vezes os processos nas duas vias acabam agilizando a solução do problema.

Veja a seguir o que preparamos para você.

Advogado de consumidor em Niterói ou Procon?

Antes de mais nada, é importante destacar a diferença dos procedimentos.

Isso porque cada via vai ajudar o consumidor de uma forma diferente.

O Procon é um órgão conciliador e mediador entre a empresa e o consumidor.

Quando você leva um problema a este órgão, ele vai notificar a empresa a fim de seja solucionado de forma mais rápida e menos burocrática.

Já o advogado do consumidor vai solucionar o problema de uma forma diferente.

Ele não vai ter este papel de mediar a solução do conflito entre a empresa e o consumidor.

O advogado vai ajuizar uma ação e levar o problema para ser solucionado pela justiça.

Nessa ação, o advogado vai pedir que o dano ao consumidor seja reparado pela empresa e que o juiz estipule muitas e outras penalidades caso o estabelecimento não faça a reparação.

Dessa forma, o advogado acaba solucionando o problema quando ele não consegue ser resolvido de forma amigável e rápida.

Outro fator que é preciso destacar é o dano moral sofrido pelo consumidor.

Isso porque, nos diversos problemas consumistas, não é somente o bolso do consumidor que é abalado.

Muitas vezes o consumidor acaba sofrendo diversos transtornos e aborrecimentos por conta da demora na solução do problema.

Isso faz com que a sua moral também seja abalada.

E, diante do abalo moral, é preciso repará-lo.

Quando isso ocorre, a via mais adequada para buscar essa solução é através de um advogado.

É esse profissional que vai conseguir identificar se a situação justifica uma indenização por dano moral.

O Procon, por sua vez, não tem o papel de se aprofundar nessas questões sobre abalo moral.

Este órgão vai ser responsável por realizar os reparos materiais, seja a substituição do produto, devolução da quantia, entre outras medidas.

Uma via não exclui a outra

Ainda que as duas vias apresentem suas diferenças, é importante destacar que uma não exclui a outra.

Os consumidores costumam acreditar que ao escolher uma via, a outra ficará prejudicada.

No entanto, as duas se complementam, cada qual atendendo as necessidades dos consumidores em certas medidas.

Portanto, caso você tem optado pelo Procon, saiba que pode, ao mesmo tempo, procurar um advogado para tratar de outros aspectos relacionados ao problema.

Vale pontuar que as duas vias servem para solucionar os mais variados problemas do consumidor, tais como:

– Recusa do plano de saúde em cobrir alguma cirurgia ou exame;

– Loja que se recusa a entregar o cupom fiscal ao consumidor;

– Consumidor que é submetido a venda casada,

– Defeitos nos produtos não sanados pela loja no prazo legal;

– Empréstimos consignados que são concedidos sem que o consumidor tenha autorizado;

Enfim, esses são apenas alguns dos poucos exemplos diante dos infinitos problemas que os consumidores sofrem cotidianamente.

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